19 outubro 2010

Homer Simpson é um ‘verdadeiro católico’, diz Vaticano

Jornal oficial exalta personagem viciado em cerveja e rosquinhas e diz que 'Os Simpsons' aborda temas cristãos como nenhum outro programa de TV
18/10/2010

Homer Simpson, pai da família politicamente incorreta retratada no desenho animado “Os Simpsons”, foi considerado um “verdadeiro católico” pelo L’Osservatore Romano, jornal oficial do Vaticano. Para a Igreja, o desenho animado explora conceitos como família, comunidade, educação e religião de maneira ímpar.
 
O jornal cita o fato de que Homer dorme durante os sermões de sua igreja local e inflige “humilhação sem fim” a seu vizinho evangélico, Ned Flanders, lembrando que sua família sempre reza antes das refeições e, além disso, crê na vida após a morte.
 
“Os Simpsons é um dos poucos programas para crianças nos quais a fé cristã, religião e questões sobre Deus são temas recorrentes”, afirmou o jornal em um artigo intitulado “Homer e Bart (filho de Homer no desenho) são católicos”.
 
O jornal citou uma análise de um padre jesuíta, Franceso Occheta, de um episódio transmitido pouco após a morte do Papa João Paulo II. No episódio, Bart Simpson se matricula em uma escola católica, onde conhece um padre que o converte para o catolicismo com sua gentileza.
Em seguida, Homer decide virar católico, para o horror de sua mulher e de seus companheiros evangélicos. O episódio toca em assuntos como conflito religioso, homossexualismo e pesquisa de células-tronco.
 
“Poucas pessoas sabem, e ele faz de tudo para esconder, mas é verdade: Homer J Simpson é católico”, afirma L’Osservatore Romano.
 
O Vaticano já havia elogiado o desenho animado no passado, afirmando que “o relacionamento entre o homem e Deus” era um dos temas principais da série, que reflete a “confusão religiosa e espiritual de nossos tempos”.
 
Fontes:
 

NOTA EJ: Caso você, leitor, não conheça bem os desenhos da Série "Os Simpsons", fique sabendo:

Há anos eu assistia frequentemente os desenhos dos Simpsons, e, afirmo, jamais assisti a algo que tão descaradamente blasfema, ofende e desrespeita o Santo Nome de Deus. Com exceção de South Park.
 
Os produtores deste desenho não serão impunes: 

"Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão". Êxodo 20:7

E não posso deixar de notar que se para o jornal católico, HOMER Simpson é um Verdadeiro Católico, há algo muito errado em ser católico.

Se eu fosse católico me sentiria muito ofendido pela afirmação do JORNAL OFICIAL DO VATICANO.

Afinal, por mais que os Católicos em sua doutrina e forma de adorar aos seus deuses (imagens) estejam longe do Verdadeiro Deus, há os sinceros entre eles que se arrependerão de sua desobediência aos mandamentos da Lei de Deus e farão parte do Povo Santo de Deus.

4 comentários:

Bob Ramone disse...

Eu sou católico e me ofendi com esse Jornal. Católico nao faz nda disso que o Homer faz...

Mensageiros da Verdade disse...

E não é para menos, amigo...

Agradeço sua participação neste blog.

Um católico de verdade, segue os preceitos de sua igreja, a qual não ensina a xingar o Senhor, como o personagem Homer o faz.

É uma pena que nem todos os Líderes Católicos pensam assim...

E não se esqueça: "E conhecereis a Verdade, e a verdade vos libertará!" João 8:32

Marina disse...

Olá. Acredito que Os Simpsons apresenta, realmente, uma enorme crítica aos erros cometidos pelos ditos "católicos" ou "evangélicos", na medida em que a família Simpson se diz cristã (vai, inclusive, à igreja) e, ao mesmo tempo, comete graves erros (especialmente no que se refere às atitudes de Homer, a falha suprema como pai e educador; e também à passividade de Marge, esposa submissa sem nenhuma forte convicção)! É uma série maravilhosa, inteligentíssima. Embora aparente ser uma apologia do "inimigo", como vocês, cristãos, habitualmente se referem, é uma crítica consciente da verdade caótica do mundo atual. De qualquer maneira, a simples não afirmação por parte dos Simpsons a respeito da religião serve para evitar processos judiciais por parte de católicos extremados (aliás, acredito que religiosos de qualquer credo não costumam ver desenhos animados com frequência).

Mensageiros da Verdade disse...

Prezada Marina, Obrigado por participar deste blog.

Os Simpsons, como o sei pois já assisti a vários episódios, blasfema contra Deus abertamente, brinca com o Seu Santo nome.

Em Êxodo 20 está escrito: "Não tomarás o nome do Senhor em vão, pois o Senhor não terá por inocente o que tomar o Seu nome em Vão."

Assim, acredito que há formas menos ofensivas de nos divertirmos... se é que amamos a Deus mais do que aos Simpsons! (note que não estou falando ao Seu respeito pois não tive o privilégio de conhecer-te, mas estou a falar daqueles que não estão dispostos a abrir mão de algo que ofende a Deus, por amor a Ele.)

Fp 4:8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails