11 agosto 2009

O FIM CHEGOU !

O Verdadeiro Selo de Deus


É indiscutível a veracidade de haver aumentado: Fome, Guerra, A Crise Ambiental, A Crise Moral, Tragédias ! ! ! Tudo isso é um grande Alerta sobre a iminente volta de Jesus. Mas, antes, virá um conflito. O GRANDE CONFLITO ocorrerá em seu coração...

Em Apocalipse 14 nos é feito um convite para “adorar O Criador” (v.7) e para NÃO “adorar a besta e receber a sua marca” (v.9).
O conflito final é sobre Adoração. Adorar a Deus e receber o Seu sinal:


Apocalipse 7:3 “Dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até selarmos nas suas testas os servos do nosso Deus.”

Ou adorar a besta e receber o seu sinal.


Com certeza você quer receber o Sinal de Deus. Que sinal é este? Como identificá-lo?

Alguns dizem que devemos guardar o Sábado. Outros que deve-se guardar o Domingo; ainda há aqueles que dizem: “Todos os dias são de Deus”. Alegam: “A minha consciência diz isto!”.

Amigo(a)! CONSCIÊNCIA REQUER CONHECIMENTO!

Jeremias 17:5 “Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!”

O SÁBADO foi estabelecido muito antes de haver o povo de Israel, como vemos em:


Gênesis 2: 2, 3 “E havendo Deus acabado, no dia sétimo, a sua obra que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra, que Deus criara e fizera.”

Veja que Deus santificou (separou para Si) este dia, o abençoou e nele descansou. Não que estivesse cansado, mas significa que Deus parou a contemplar toda a obra que fizera e interrompeu Suas atividades.
Muito antes dos Dez mandamentos serem dados ao povo de Israel, Abraão guardava o Sábado:

Gên. 26: 5 “Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis.”

Antes de Moisés receber as tábuas da Lei das mãos de Deus, o Sábado já era guardado por eles: Êxodo 16:26-28 “Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é o sábado; nele não haverá. E aconteceu, ao sétimo dia, que alguns do povo saíram para colher, mas não o acharam. Então disse o Senhor a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis?”

Assim se torna evidente que mesmo antes das tábuas da lei serem confeccionadas, já existia a lei que ordenava a guarda do Sábado.


Tal é a importância desta lei, que Deus mesmo a escreveu:

Êxodo 31:18 “E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele, no monte de Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.”

Esta lei ainda é válida?

Haviam dois tipos de lei que foram dadas ao povo de Deus. As Leis de Sacrifício /Ordenanças, que eram temporárias - pois prenunciavam a vinda de Jesus e Sua morte por nós; E a Lei Moral, que são os dez mandamentos(Êxodo 20).

“O salário do Pecado é a morte” (Romanos 6: 23). Mas, como Deus é amor e quer nos salvar da morte, instituiu o seguinte: Ao pecar, o homem deveria pegar um cordeiro sem manchas, confessar seus pecados diante do cordeiro e então o sacrificar. Tal cordeiro é símbolo de Jesus que veio morrer por nossos pecados.

Toda esta lei era válida até Jesus. Daí em diante, nenhum cordeirinho precisava morrer, pois o Cordeiro de Deus já havia sido sacrificado pela humanidade.

Mas os Dez Mandamentos da lei de Deus são eternos, como Jesus o disse em:

Mateus 5: 17,18 “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim revogar, mas cumprir. Porque, em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.”


Jesus disse que os Maiores mandamentos são Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo. Isso é apenas o resumo dos Dez mandamentos! Afinal, você ama a seu próximo e mata, rouba, adultera? Claro que não! Isso não é amor ao Próximo. Você ama a Deus e toma o Nome dEle em vão? Tem outros deuses além dEle? Claro que não.

Jesus Disse: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos.” João 14: 15
“Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.”I S.João 2:4


Sim, vivemos na Graça. Mas por isso não devemos guardar a lei?
Romanos 3:31 “anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei.”
Afinal, “a fé sem obras é morta”(Tiago 2:26)


Mas e o Sábado, foi abolido? Há passagens na Bíblia que dizem isso? Claro que não.
Havia para o povo Judeu, nas leis de ordenanças (tudo o que dizia respeito ao trabalho de sacrifício em torno do santuário), festas anuais que também recebiam o nome de Sábado. Havia, inclusive um ano inteiro que era chamado de Sábado para os Judeus. Estas festas foram abolidas, pois diziam respeito ao trabalho de sacrifício.

Efésios 2:15 “Na sua carne, desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar, em si mesmo, dos dois, um novo homem, fazendo a paz;”

Esta passagem, muitos usam para dizer que não precisa guardar o Sábado ou qualquer lei. Usam-na por falta de conhecimento ou falta de sinceridade. Pois claramente o texto afirma que são leis de ORDENANÇAS que foram abolidas. Por isso, quando Jesus morreu, o véu do Santuário se rasgou de cima a baixo (Mateus 27: 51).

Assim, temos que guardar os mandamentos, mas não o Sábado? Leia o seguinte:

Tiago 2:10,11 “Porque, qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás.”


Portanto devemos guardar TODOS OS MANDAMENTOS.

Disse Jesus: “Eu sou o Senhor do Sábado” Mateus 12:8.
Fariseus acusavam Jesus quanto à guarda do Sábado. Isso porque os Judeus haviam inventado regras para este dia:

-não podiam caminhar mais que tantos passos, não podiam carregar mais que um lenço... Assim, haviam condenado a Jesus por ter curado neste dia. Jesus então disse que: se salvavam até mesmo um animal, porque não salvariam um ser humano?(Luc.13:10-17; 14:1-6) Então lhes mostrou que isso não é guardar o Sábado. Pois ELE disse que “é lícito fazer o bem aos Sábados”.

Não existe, em toda a Bíblia, qualquer alusão ao que dizem que o sábado foi trocado pelo Domingo. Nem sequer ensino na Bíblia que diz que devemos guardar o Domingo porque Jesus neste dia ressuscitou. Pelo contrário! Existem cerca de 80 citações, só no novo testamento, que afirmam que no dia de Sábado, os apóstolos, fiéis e até JESUS, no Sábado, freqüentavam/pregavam nas sinagogas.


E mais! Após a morte de Jesus, até Maria guardou o sábado. Assim como todos os apóstolos. Pois a lei dos Dez Mandamentos não foi abolida:

Lucas 23:56 “E, voltando elas, prepararam especiarias e ungüentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento.”

Tal é a importância deste mandamento, que este é o SINAL de Deus em Seu povo:

Ezequiel 20:20 “E santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o SENHOR vosso Deus.”

E quem é o Povo de Deus hoje?

Apocalipse 14:12 “Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.”

Veja a seguir duas das muitas declarações da Igreja Católica quanto à questão Sábado X Domingo.

*¹”Com respeito à mudança da observância do sábado judaico para o domingo cristão, desejo chamar sua atenção para estes fatos:(1) Que os protestantes que aceitam a Bíblia como regra de fé e religião, devem por todos os meios retornar à observância do sábado. O fato de que não o fazem, mas, ao contrário, observam o domingo, os estultifica aos olhos de todo homem pensante...” Catholic Extension Magazine.

*²“P. Que dizer, pois, dos protestantes que, não reconhecendo a tradição e o poder da Igreja Católica, guardam o Domingo em vez do Sábado?
R. Ou Devem Guardar o Sábado ou estão em contradição com a Bíblia.(Conego Hugo Bressane de Araújo)”

Caro Leitor, assim lhe convido a guardar o Sábado dos Mandamentos da Lei de Deus(Êxodo 20) para receber o SEU Selo/Sinal.

Abaixo, links para visualizar os documentos supra citados.


*¹The Catholic Extension Magazine, que no cabeçalho declara ser "a maior revista católica publicada nos EUA" http://www.verdadeonline.net/textos/catolico.htm; *²http://www.verdadeonline.net/textos/domingo.htm

10 agosto 2009

Porquê Tantas Religiões?

ORIGENS...


Em meados dos séc. XVII e XVIII, o mundo enfrentava trevas espirituais, de tal forma que as verdades sobre da palavra de Deus pareciam extintas. Tendo tomado o seu lugar tradições humanas, preceitos humanos, ganância e avareza.

Aos poucos que conheciam a verdade, era proibido pregá-la e ensiná-la a alguém. Estes, eram perseguidos, torturados e mortos com muita crueldade.

Mas, aos poucos, a verdade de Deus foi ressurgindo de forma poderosa.


Lutero foi um dos que, em meio às trevas espirituais, descobriu novas verdades sobre o que a Bíblia ensina.
Passou então a declarar ao mundo suas descobertas e assim, desmascarando as muitas mentiras, falácias e sofismas que haviam na Igreja Romana.

Claro, ele não descobriu toda a verdade, e por um bom motivo:

Imagine que você saiu de um quarto muito escuro. Não dava para ver coisa alguma.
O que aconteceria se você saísse do quarto, rapidamente, para um local ensolarado? Ficaria totalmente cego! Não porque o sol está forte demais, mas porque você esteve em trevas por muito tempo.

João 16: 12 "Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora."

Assim, em Sua infinita sabedoria, Deus revelou as verdades bíblicas de forma gradual.

Por isso existem tantas religiões.

Veja, abaixo, a evolução do movimento de reforma e que verdades bíblicas foram descobertas pelos:

Valdenses: Bíblia como regra de fé
Huss: Obediência a Deus
Lutero: Graça de Deus
Calvino: Crescimento na vida Cristã
Batistas: Batismo por imersão
Wesley(Metodistas): Santificação
Miller: Segunda Vinda
Movimento do Advento: guarda do Sábado / Morte=Sono


Os luteranos, os batistas, presbiterianos, calvinistas... possuem um PEDAÇO da verdade.
E, na época em que foram fundadas(estas denominações), estas verdades parciais eram o suficiente, pois ainda não havia alguém que a conhecesse por completo.

Mas hoje, o que é em parte basta quando temos toda a verdade à disposição?

João 16:13 "quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. "

O Espírito nos guiará a quanto da verdade? resp.: TODA ! ! !

Jesus sentou-se junto à fonte de Jacó, pediu água a uma mulher samaritana, e ela, intrigada pelo fato de um Judeu conversar com samaritanos (pois isso não era comum) perguntou: Porque pede água para mim que sou samaritana? Leia a evolução do diálogo:

S.João 4: 12 "És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado? 13 Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; 14 Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna."

Quem bebe das águas NÃO vindas de Jesus, mas de pessoas que, no passado, mesmo tendo sido fiéis no pouco que sabiam, TORNARÁ A TER SEDE.

Para você e eu, não basta as verdades parciais que encontramos em lutero, calvin, John Huss, John Smyth, e tantos outros. Devemos ir à JESUS e beber de suas águas, suas palavras e ensinos.

Ao longo dos tempos, O Senhor, Nosso Deus, teve um povo peculiar. Ele não era o Deus de todos os povos, mas o Deus de Israel. Com a finalidade de, através de Israel, mostrar à todas as nações o caminho verdadeiro. Assim, convertendo-os de seus maus caminhos.

Hoje não é diferente. Jesus, Nosso DEUS, possui um só povo ou corpo:

Colossenses 1:24 "Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja;"

Efésios 4: 4 "Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;
5 Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;"


Quantos corpos/Igrejas? UMA SÓ IGREJA! Quantos batismos? UM SÓ.

Ora, há muitíssimas Igrejas. Todas elas afirmam ter a verdade. “Todas” Crêem num DEUS. Isto basta?

Tiago 2 :17 "Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. 18 Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. 19 Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem. 26 Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta."

Portanto, acreditar não é o bastante: A Fé sem Obras é MORTA.

Mateus 7: 21 "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? 23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade."

Portanto: NÃO é critério, para se encontrar a igreja verdadeira, o fazer Maravilhas, Expulsar Demônios ou profetizar... Pois muitos que praticam a iniqüidade (pecado ou transgressão da lei) também o fazem!

1 João 3:4 "Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei."

Assim, claramente, Jesus diz que os que transgridem a lei NÃO serão salvos, mas Jesus lhes dirá: “apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.”(Mateus 7:23)

Mas qual a vontade de DEUS?

João 14:15 "Se me amais, guardai os meus mandamentos."

“Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.”I S.João 2:4

Qual o povo de Deus?

Apocalipse 12:17 E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.

A você, caro leitor, que tem aprendido conosco as verdades bíblicas, há uma mensagem:

II Coríntios 6: 14 "Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? 15 E que concórdia há entre Cristo e Belial*? Ou que parte tem o fiel com o infiel? 16 E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 17 Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei;"

*Belial, na Bíblia, significa rebeldia! Desde o velho testamento são usadas expressões como: … filhos de Belial= filhos da rebeldia!

Jeremias 17:13 "O SENHOR, esperança de Israel, todos aqueles que te deixam serão envergonhados; os que se apartam de mim serão escritos sobre a terra; porque abandonam o SENHOR, a fonte das águas vivas."

Não deixe o Senhor! Ele, em Sua infinita sabedoria, lhe proporcionou a oportunidade de conhecer a verdade sobre a palavra de Deus! Venha para mais perto do Senhor! Sinta o Santo Espírito Tocar seu coração!
Deus tem um futuro para você: Uma vida eterna de alegria, ao lado de JESUS, nosso Senhor e Salvador!

Feche seus Olhos agora, e diga para Deus: Senhor, quero andar junto a Ti, segundo Tua vontade. Amém.

03 agosto 2009

Que diz a Bíblia sobre Deus?


Há pessoas que afirmam que Deus é uma só Pessoa... Outros afirmam que são três pessoas. Há ainda os que afirmam que tudo é Deus.
Dizem alguns que Jesus não é Deus, que é o próprio Espírito Santo, portanto, só existe Deus Pai...

Afinal, quem está certo?

A Bíblia está certa, pois é a única fonte confiável de Verdade sobre Deus.

Sabendo que, se alguém conscientemente ensina mentiras:

João 8: 44 "Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira."

Analise as seguintes evidências Bíblicas sobre o assunto e SURPREENDA-SE:

Quem é DEUS?

I Timóteo 1: 17
"Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém."


O DEUS DA BÍBLIA

Palavra Chave: DEUS - “El no hebraico, “DEUS”. Ser Supremo, Criador do universo, do homem, e de todas as coisas.

YHWH - Êx 3.13-15; 20.7; Jo 1.18; 5.43-44 - Esse é o impronunciável nome de DEUS para os judeus, o nome de DEUS em hebraico.

Os nomes de DEUS revelam algumas de suas qualidades, pois nunca poderíamos compreender tudo a respeito dELE:

‘El Shaddai: “Deus todo poderoso”
‘El Elyon: “Deus Altíssimo”
‘El Ròi: “O Deus que vê”
‘El Olam: “O Deus eterno”
‘El Elohe Yisráel: “Deus, o Deus de Israel”
Yawehw-Ropheka: “O Senhor teu médico”
Yaweh- Nissi: “O Senhor minha bandeira”
Tsur: “Rocha”
Yaweh- Shalon: “O Senhor é minha paz”
Abba: “Pai” ou “O Pai”
Yaweh Rafá: “O senhor que Sara (ou cura)”
Melek: “Rei”
Yaweh- Ròi: “O Senhor é o meu pastor”
Gòel: “Redentor”
Yaweh- Tsidkenu: “O Senhor justiça nossa”
Yaweh- Shammah: “O Senhor está ali”
Yaweh- Sabaoth: “O Senhor dos exércitos”
Qedosh Yiráel: “O santo de Israel”
Rishoh Wa-Acharon: “O 1º e o último”
Elohe ‘Emeth: “O Verdadeiro”
EL = DEUS

Isaías 40:28 " Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento."

Quem é JESUS?

Colossenses 2: 8 e 9 "Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade;"

Colossenses 1: 14 a 17 "Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele."

Note que CLARAMENTE, a Bíblia afirma o quê?

Que nele [Jesus] foram criadas todas as coisas. Quem é criador senão Deus? Portanto Jesus também é Deus.

João 1:1 a 3, 14 "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai."

João 10:30 "Eu e o Pai somos um";

Que isto quer dizer? Ora meu amigo! Jesus em João 10:30 estava a dizer que “Eu e o Pai somos Um”, ou seja: Um só pensamento, um só desígnio, uma só vontade, um só Deus!

João 13:12-13 "Quando terminou de lavar-lhes os pés, Jesus tornou a vestir sua capa e voltou ao seu lugar. Então lhes perguntou: "Vocês entendem o que lhes fiz? Vocês me chamam Mestre e Senhor, e com razão, pois eu o sou."
Filipenses 2: 5 a 9 "De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Pelo que, também, Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;"

Preste atenção:

Para quê Jesus veio à terra? Para morrer por nossos pecados, para nos ensinar todas as coisas, para nos dar o exemplo de como agir.

Agora, imagine se Jesus fizesse todos os milagres pelo próprio poder?
Estaríamos em apuros! Pois, imitaríamos a Jesus, procurando fazer milagres pelo nosso próprio poder! E que poder temos nós? NENHUM.

Jesus tinha poder para realizar milagres, pois era e é Deus. 100% Deus, 100% Homem.
Mas, em sua infinita sabedoria, não os realizou por Seu poder, mas pelo poder do PAI.
João 8: 28 “Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do homem, então conhecereis quem eu sou, e que nada faço por mim mesmo; mas falo como o Pai me ensinou.”

ARGUMENTAM ALGUNS

“Ouvistes que eu vos disse: Vou, e voltarei a vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai; porque o Pai é maior do que eu”. João 14:28

Baseados nesta passagem, dizem que a afirmação de Jesus afirma que o mesmo não é Deus...

Engano!

Foi Deus Pai ou Jesus quem "
aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;" (Filipenses 2: 5 a 9)? Jesus, claro.

Por isso Jesus afirmou, e com certeza, que o Pai é maior do que Ele, naquela ocasião. Afinal, Pai, Filho exerceram/exercem papéis diferentes quanto à salvação do homem, o que envolveu a Jesus humilhar-se, rebaixando-se à qualidade de humano, sendo tentado em tudo, mas sem pecado.
I João 5: 20 "E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna."

Portanto, sem sobra de Dúvida, Jesus também é Deus.

Quem é o ESPÍRITO SANTO?

Veja declarações sobre a existência de TRÊS PESSOAS QUE SÃO UM ÚNICO DEUS:

Mateus 28: 19 " Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;" 2 Coríntios 13:13 "A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós." Deuteronômio 6:4 "Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR".

Nota: Único em se tratando de Unidade de Poder, Desígnio, Sabedoria, Soberania... o próprio nome DEUS está em plural, não é por acaso.

Gênesis 1:2, 26 "A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. (26) Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;"

Jó 33:4 "O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida."

Note que já vimos, até então, que Deus Pai e Jesus participaram da Criação. Mas, segundo os textos acima, O Espírito Santo também!

A Palavra "Façamos"(verso 26) deixa claro que mais de um Ser participou do ato da Criação.

Atos 5: 3 e 4 "Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus."


Assim, EVIDENTEMENTE, segundo a Bíblia, o Espírito Santo também é DEUS.


João 14:26 "mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito."

Nota: Deus Pai, Jesus, o Espírito Santo... cada qual exerce uma diferente função no plano da Redenção do homem. Judas 1:20 e 21 "Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo, guardai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna."

Difícil entender?

Pense no seguinte: Um marido, uma mulher, três filhos seus. São quantas pessoas? Cinco ao todo. Certo? Sim.
Quantas famílias? Uma só família.

Assim, são quantos Deuses? UM SÓ DEUS!

Quantas pessoas são Deus? Três: PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO.

Portanto EXITE UM DEUS TRINO: DEUS PAI, DEUS FILHO E O ESPÍRITO SANTO.

Assim, meu amigo (a), Lhe convido a adorar a Deus em espírito e em verdade. Renunciando todas as mentiras e Falsas doutrinas que há quanto à Deus.

Estude a Bíblia e claramente, aprenderá sobre quem é Deus. Aparte-se daqueles que afirmam que Jesus, e/ou o Espírito Santo não é Deus, pois estão mentindo!

II Pedro 2: 20
“Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro.”


O Sábado ainda é o Sétimo Dia?


No princípio do mundo, Jesus, após ter terminado toda a criação em 6 dias, tornou santo o sétimo dia, chamado de sábado (descanso). (ver João 1:3 e Genesis 2:1-3). Cerca de 3 mil anos depois, ao entregar os 10 mandamentos aos hebreus, Ele se lembrou deste fato e gravou a guarda do sábado entre as tábuas da lei moral. (ver Êxodo 20:3-17). 1500 anos após Israel ter recebido a lei, o Filho de Deus se tornou humano e seus discípulos ainda obedeciam o mandamento sagrado (ver Lucas 23:56).


Os filhos de Deus (descendentes de Set, Sem e Abraão) preservaram a semana de 7 dias ao longo das eras.

Os descendentes de Caim, Jafé e Cam se afastaram de Deus e suas nações seguiram calendários diferenciados em que a semana de 7 dias não era respeitada. A República Romana, tal como os etruscos, usava uma “semana de mercado” de oito dias, marcados com as letras de A a H no calendário. Um mercado seria feito no oitavo dia.

O calendário judaico vinha desde a criação do mundo, e consignava o sábado como o dia de descanso. Quando os romanos entraram em contato com os hebreus e muitos povos que tinham o sábado como o final da semana, acabaram sendo influenciados. Quando o calendário Juliano foi impantado por Júlio César em 46 AC a semana de 8 dias havia sido praticamente abandonada. A semana deixou de ser contada das letras de A a H e passaram a ser nomeadas conforme os deuses romanos:

Dies Solis (Dia do Sol)
Dies Lunae (Dia da Lua)
Dies Martis (Dia de Marte)
Dies Mercuri (Dia de Mercúrio)
Dies Iovis (Dia de Júpiter)
Dies Veneris (Dia de Vénus)
Dies Saturni (Dia de Saturno)


O nome do sétimo dia Romano, (Saturni) embora dedicado ao Planeta Saturno também nos lembra a raiz da Palavra Sábado (sabbath) usada pelos filhos de Abraão.

Nos tempos de Jesus e dos apóstolos, a semana na Palestina coincidia com a semana dos romanos quanto a ordem dos dias.

Uma reforma do calendário que alterou o cômputo de meses e anos, mas não a semana, é a denominada gregoriana, feita por ordem do Papa Gregório XIIII. Os países latinos: Espanha, Portugal e Itália aceitaram-na em 1582. A reforma se fez no dia 4 de outubro daquele ano. O dia 4 de outubro pulou para 15 (havendo portanto uma dedução de 10 dias). Mas o dia 4 foi quinta-feira, e o dia 15 logo a seguir foi sexta-feira, permanecendo inalterado o ciclo semanal.

Outubro de 1.582

Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 (4) (15) 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31

Nos países de fala inglesa a mudança gregoriana só foi aceita em 1752, em setembro daquele ano. Assim o dia dois foi seguido pelo dia 14. Mas o dia 2 de setembro caiu numa quarta-feira, e o dia 14 que se seguiu, numa quinta-feira.

Setembro de 1.752

Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 (2) (14) 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30


OBSERVAÇÃO INTERESSANTE: Em 1751 havia uma diferença de 12 dias no calendário da Espanha pra o da Inglaterra. Mas o ciclo semanal era o mesmo em ambos os países. Enquanto era segunda feira na Espanha, era segunda feira na Inglaterra. Mais uma prova de que embora usassem calendários diferentes o ciclo semanal permanecia inalterado.

O sétimo dia que Deus abençoou, santificou e descansou (Gen 2:1-3) na Criação do Mundo, que Deus proclamou santo no Monte Sinai (Exodo 20:8-11) e que Jesus e seus seguidores guardaram (Lucas 4:16 e 23:56) é o mesmo sétimo dia sagrado dos dias de hoje.

Atualmente o calendário ocidental está no ano 2009, o calendário judaico no ano 5769, e o calendário islâmico no ano 1430. A contagem dos meses também é feita de maneira diferente. O ano novo judaico se dá por volta do nosso mês ocidental de setembro.

E o ciclo semanal é o mesmo no mundo todo!

Mais uma das muitas provas de que o ciclo semanal nunca foi alterado.

Publicado em Junho 20, 2009 por Adventismo em foco (adventismoemfoco.wordpress.com)

02 agosto 2009

Existe Diferença entre a Lei Moral e a Cerimonial?



Às vezes, encontramos nas Escrituras Sagradas algumas afirmações que parecem se contradizer. Uma hora ela fala que a lei é eterna e não pode ser abolida; outra hora, que a lei passou. A que se deve essa aparente confusão? E como oficialmente as diversas denominações cristãs têm interpretado a questão da divisão de leis?

A cristandade, em seus mais variados ramos denominacionais, nunca teve em seu conceito a inexistência da divisão de leis, que a lei é supostamente “una”, que não há preceits de caráter moral, cerimonial, civil ou que os Dez Mandamentos não têm nada a ver com a Lei de Cristo nem com os princípios de “amar a Deus sobre todas as coisas” e “ao próximo como a ti mesmo”, apenas por tais dizeres simplesmente nem aparecerem nas tábuas da lei.

De tudo que está registrado, veremos que a posição oficial expressa nos documentos confessionais cristãos históricos é que a lei divina nas Escrituras se apresenta, dentre outras formas, em:
—> Lei Moral — sumariada nos Dez Mandamentos, e
—> Lei Cerimonial — representada pelos sacrifícios e ordenanças rituais para Israel.
Sendo que a parcela cerimonial, por ser prefigurativa do sacrifício de Cristo, findou na cruz, mas os mandamentos de caráter moral prosseguem válidos e vigentes para os cristãos, devido a sua natureza eterna. Fato esse reconhecido por doutíssimas autoridades em Teologia do presente e do passado, pertencentes às mais diferentes confissões. Isso sim é o que sempre constituiu o pensamento geral de toda a cristandade, e não somente “aparece na teologia adventista”, como alegam alguns mal-intencionados, tola e estupidamente dizendo que essa classificação de leis só é feita “para salvar a guarda do sábado”.
—> Assembléia de Deus

Eis um comentário bíblico muito usado nos meios pentecostais, cujas “notas e comentários são de inteira responsabilidade da Casa Publicadora das Assembléias de Deus” (p. IV), que nos responde a questão com esta clara definição:

“Se Jesus não veio abolir a lei, todas as leis do A.T. ainda se aplicam a nós hoje? É preciso lembrar que havia três categorias de leis: a cerimonial, a civil e a moral.
“(1) A Lei Cerimonial diz respeito especificamente à adoração por parte de Israel (Levítico 1.2,3). Seu propósito primário era apontar adiante, para Cristo, portanto, não seria mais necessária depois da morte e ressurreição de Jesus. Mesmo não estando mais ligados à lei cerimonial, os princípios que constituem a base da adoração — amar e adorar a Deus Santo — ainda se aplicam. Jesus foi frequentemente acusado pelos fariseus de violar a lei cerimonial.
“(2) A Lei Civil se aplicava à vida cotidiana em Israel (Deuteronômio 24.10,11). Pelo fato de a sociedade e a cultura modernas serem tão radicalmente diferentes das daquele tempo, esse código como um todo não pode ser seguido. Mas os princípios éticos contidos nos mandamentos são atemporais, e devem guiar nossa conduta. Jesus demonstrou estes princípios por meio de sua vida exemplar.
“(3) A Lei Moral (como os Dez Mandamentos) é a ordem direta de Deus, exige uma obediência total (Êxodo 20.13), pois revela sua natureza e vontade. Assim, ainda é aplicável em nossos dias. Jesus obedeceu completamente à Lei Moral.” — Extraído de “Bíblia de Estudos e Aplicação Pessoal”, p. 1224 do Novo Testamento. Ver comentário sobre Mateus 5:17. Tradução de Almeida. CPAD — “Casa Publicadora das Assembléias de Deus”. Grifos acrescentados.

O Pr. Orlando Spencer Boyer, teólogo, professor, pastor, comentarista, escritor, e autor de muitos livros, nos apresenta aquilo que tem aprendido de Deus, em anos de estudo da Palavra:

“Algumas pessoas dão ênfase à distinção entre mandamentos ‘morais’ e mandamentos ‘cerimoniais’. As exigências ‘morais’ são aquelas que em si mesmas são justas e nunca podem ser revogadas. Ao contrário, as leis ‘cerimoniais’ são aquelas sobre observâncias, sobre o cumprimento de certos ritos, por exemplo: os mandamentos acerca dos holocaustos e o incenso. (…) As leis ‘cerimoniais’ podem ser ab-rogadas na mudança de dispensação, mas não as leis ‘morais’. É certo que existe tal distinção.” — Em “Marcos: O Evangelho do Senhor”, p. 38–39. Grifos acrescentados.

E o Pr. Antonio Gilberto, também da Assembléia de Deus, confirma:

“A parte moral da lei é eterna e universal”. — Em “Manual da Escola Dominical”, p. 86.

—> Igreja Presbiteriana

O erudito bíblico John D. Davis, autor presbiteriano de um dos mais famosos dicionários bíblicos que já alcançou várias edições, assegura:

“Os Dez Mandamentos, sendo a lei fundamental e sumária de toda moral, permanecem firmes; baseiam-se na imutável natureza de Deus e nas relações permanentes do homem sobre a terra. A respeito do quarto mandamento, disse Jesus: ‘O sábado foi feito para o homem’; segue-se, pois, que a lei permanece em toda sua força enquanto o homem existir sobre a terra.
“A Lei Cerimonial a que se refere a Carta aos Hebreus 8:7, como o primeiro pacto, ela a declara como antiquada e prestes a perecer, v.13 comparar com os caps. 8 a 10. O apóstolo não julgou necessário obrigar a ela os gentios, atos 15:23–28. Tinha função transitória, apontando para cristo, nosso sumo pontífice por meio de seu sacerdócio, de seus sacrifícios, de suas cerimônias e de seus símbolos. Chegado que foi o antítipo, cessaram de uma vez os tipos, sem contudo perder de vista a importância que eles tem em todas as idades futuras.” — Em “O Novo Dicionário da Bíblia”, p. 356–357. Grifos acrescentados.

Vejamos qual a posição oficial presbiteriana encontrada na “Confissão de Fé de Westminster”:

“III. Além dessa lei (os Dez Mandamentos), geralmente chamada Lei Moral, foi Deus servido dar ao seu povo de Israel, considerado uma igreja sob a sua tutela, leis cerimoniais que contêm diversas ordenanças típicas. Essas leis, que em parte se referem ao culto e prefiguram Cristo, as suas graças, os seus atos, os seus sofrimentos e os seus benefícios, e em parte representam várias instruções de deveres morais, estão todas ab-rogadas sob o Novo Testamento.
“IV. A esse mesmo povo, considerado como um corpo político, Deus deu leis civis que terminaram com aquela nacionalidade, e que agora não obrigam além do que exige a sua eqüidade geral.” — Em “Confissão de Fé de Westminster” (1647), cap. XIX. Grifos acrescentados.

O Dr. Albert Barnes, respeitado comentarista presbiteriano, em seu comentário sobre Mateus 5:18 e 19, declara:

“As leis dos judeus estavam geralmente divididas em morais, cerimoniais e judiciais. As leis morais são aquelas que emanam da natureza das coisas, que não podem, por conseguinte, ser mudadas — tais como o dever de amar a Deus e Suas criaturas. Estas não podem ser abolidas, pois jamais poderá ser correto odiar a Deus ou aos nossos semelhantes. Dessa natureza são os Dez Mandamentos; e estes, nosso Salvador não aboliu nem suprimiu.
“As leis cerimoniais são as determinadas para atender a certos estados da sociedade, ou regulamentar ritos religiosos e cerimônias do povo. Estas poderão ser mudadas quando mudarem as circunstâncias, e não obstante, a Lei Moral permanece inalterável.
“Aprendemos, portanto: 1. Que toda a Lei de Deus é obrigatória para os cristãos. (Comparar com S. Tiago 2:10). 2. Que todos os mandamentos de Deus devem ser ensinados, em seu lugar apropriado, pelos ministros cristãos. 3. Que aqueles que pretendem que haja leis de Deus tão pequenas que não precisem obedecer-lhes, são indignos de Seu reino. 4. Que a verdadeira piedade demonstra respeito para com todos os mandamentos de Deus. (Comparar com Salmos 119:6).” — Em “Notes, Explanatory and Practical on the Gospel” (1860), vol. 1, p. 65–66. Grifos acrescentados.

E eis a excelente exposição do ministro presbiteriano Mauro Fernando Meister:

“Quanto à aplicação da Lei, devemos exercitar a seguinte compreensão:
“(a) A Lei Civil tinha a finalidade de regular a sociedade civil do estado teocrático de Israel. Como tal, não é aplicável normativamente em nossa sociedade. (…)
“(b) A Lei Religiosa (Cerimonial) tinha a finalidade de imprimir nos homens a santidade de Deus e apontar para o Messias, Cristo, fora do qual não há esperança. Como tal, foi cumprida com sua vinda. (…)
“(c) A Lei Moral tem a finalidade de deixar bem claro ao homem os seus deveres, revelando suas carências e auxiliando-o a discernir entre o bem e o mal. Como tal, é aplicável em todas as épocas e ocasiões. (…)
“Assim sendo, é fundamental que, ao ler o texto bíblico, saibamos identificar a que tipo de lei o texto se refere e conhecer, então, a aplicabilidade dessa lei ao nosso contexto. As leis civis e cerimoniaisa lei que permanece ‘vigente’ em nossa e em todas as épocas é a Lei Moral. Ela valeu para Adão assim como vale para nós hoje”.

—> Igreja Batista

Eis as seguintes declarações de um teólogo batista que muito estudou a Bíblia:

“Jesus não deu um novo código moral. Ele não foi um segundo Promulgador de leis, como Moisés. Ele era muito superior, e Seus ensinos morais situam-se num plano muito mais elevado do que os de Moisés. Ele não Se preocupava tanto com enunciar regras detalhadas para regular a vida moral, e sim em enunciar princípios eternos pelos quais os homens deviam viver sob Deus e em falar sobre motivos e propósitos que deviam governar todos os nossos atos.
“Jesus não concedeu um novo código, mas também não disse que os ensinamentos do Velho Testamento estavam suspensos. As leis cerimoniais e ritualísticas do Velho Testamento foram ab-rogados para o cristão, mas não os Dez Mandamentos.” — J. Philip Hyatt, “The Teacher” (publicação batista), outubro de 1943, vol. 57, nº 10, p. 5.

O renomado teólogo batista Weldon E. Viertel afirma o seguinte quanto à divisão de leis:

“A Lei pode ser dividida em três tipos: cerimonial, civil e moral. (…) De acordo com o livro de Hebreus, as leis cerimoniais eram sombras de Cristo. A sombra foi substituída pela realidade de Cristo e Seu ato redentor. As leis cerimoniais foram cumpridas; portanto, a Igreja não observa as leis sacrificiais e os festivais. As leis cerimoniais foram aplicadas a Cristo, em grande parte pelo uso da tipologia.
“… A Lei Moral continua efetiva; todavia, Cristo deu-lhe outro nível de sentido e aplicação. Lidou com a raiz das atividades éticas, incluindo atividades e motivos (o coração do homem).” — Em “A Interpretação da Bíblia”, p. 194.

O Pr. Antonio Neves de Mesquita, Doutor em Teologia, e professor de seminários teológicos batistas de grande projeção, registra estas palavras:

“O concerto divide-se em três partes: Lei Moral ou os Dez Mandamentos (20:1–17); Lei do Altar ou Cerimonial, meio de aproximação a Deus (20:22–26 e o livro de Levítico); e Lei Civil (21:1–23:19).” — Em “Estudo no Livro de Êxodo”, p. 131. Grifos acrescentados.

Veja o que se encontra no próprio “Catecismo da Doutrina Batista”:

“Todos nós temos a obrigação de cumprir a Lei Moral… que é a que nos prescreve as obrigações para com Deus e o próximo. (…) A lei se acha expressa com maior minuciosidade nos Dez Mandamentos, dados por Deus a Moisés no Sinai.” — Por Pr. W. D. T. MacDonald, p. 28–29. Grifos acrescentados.

E a posição oficial batista, extraída da Confissão de Fé de Londres (1689):

“Além desta lei (os Dez Mandamentos), comumente chamada de Lei Moral, Deus houve por bem dar leis cerimoniais ao povo de Israel, contendo diversas ordenanças simbólicas: em parte, de adoração, prefigurando Cristo, as suas graças, suas ações, seus sofrimentos, e os benefícios que conferiu; e, em parte, estabelecendo várias instruções de deveres morais.
“As leis cerimoniais foram instituídas com vigência temporária, pois mais tarde seriam ab-rogadas por Jesus, o Messias e único Legislador, que, vindo no poder do Pai, cumpriu e revogou essas leis.
“Deus também deu diversas leis judiciais ao povo de Israel, que expiraram juntamente com o antigo Estado de Israel e agora não possuem caráter obrigatório” — Art. XIX, tomo III e IV. Grifos acrescentados.

—> Igreja Luterana

Diz a “Confissão de Fé Helvética”:

“Para maior clareza, distinguimos: a Lei Moral contida no Decálogo ou nas duas Tábuas e expostas nos livros de Moisés; a Lei Cerimonial, que determina as cerimônias e o culto de Deus; e a Lei Judiciária, que versa questões políticas e domésticas.” — Em “Da Lei de Deus”.

A posição oficial da Igreja Luterana pode ser exposta nas palavras de um dos seus catecismos mais conhecidos:

“23. Que espécies de leis deu Deus no Velho Testamento?
“Três espécies: 1. A Lei Eclesiástica Cerimonial; 2. A Lei Civil; 3. A Lei Moral.
“24. Qual destas leis está ainda em vigor?
“A Lei Moral, a qual está contida nos Dez Mandamentos.
“25. Pode esta lei ser abolida?
“Não; pois ela está fundamentada sobre a natureza santa e justa de Deus.” — Em “Epítome of Pontoppidan’s Explanation of Martin Luther’s Small Catechism” (1935), p. 6–7. Grifos acrescentados.

Vejamos o que as autoridades luteranas declaram sobre o catecismo que acabamos de citar acima:

“Catecismo Menor — É um livro… escrito pelo Doutor Martinho Lutero em 1529. O Catecismo Menor contém as partes principais da doutrina cristã. São elas: Os Dez Mandamentos; O Credo (Apostólico); O Pai Nosso; O Sacramento do Santo Batismo; (…) Estas doutrinas foram tiradas da Escritura Sagrada.” — Em “História das Confissões Luteranas”, art. 4. Grifos acrescentados. Esse catecismo pode ser encontrado no seguinte web site: http://www.textosdareforma.net/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=22&mode=thread&order=0&thold=0 (acessado a 22/09/2007).

—> Igreja Metodista

John Wesley nos respondeu sua firme posição nos “Trinta e Nove Artigos de Religião” (1571), documento confessional há séculos acatado não só por metodistas, mas também por metodistas livres, episcopais e anglicanos, ao estipular em seu artigo 7, sobre a lei divina:

“O Velho Testamento não é contrário ao Novo; porquanto em ambos, tanto Velho como Novo, se oferece a vida eterna ao gênero humano, por Cristo, que é o único mediador entre Deus e o homem sendo ele mesmo Deus e homem. (…) Ainda que a Lei de Deus, dada por meio de Moisés, no que respeita a Cerimônia e Ritos, não obrigue os cristãos, nem devem ser recebidos necessariamente os seus preceitos civis em nenhuma comunidade; todavia, não há cristão algum que esteja isento, da obediência aos Mandamentos que se chamam Morais.” — Ver também em “Constituição da Igreja Metodista Episcopal”, em “Methodist Episcopal Church Doctrines and Discipline” (1928), p. 7. E em “Free Methodist Discipline”. Grifos acrescentados. Essa confissão de fé pode ser encontrada no seguinte website: http://www.monergismo.com/textos/credos/39artigos.htm (acessado a 22/09/2007).

Posição confirmada por outro documento oficial da denominação, o “Catechism” da Igreja Metodista, números 1 e 2, onde encontra-se este ensinamento catequético:

“Pergunta: Que requer do homem?
“Resposta: Obediência a Sua vontade revelada.
“Pergunta: Qual é a norma de nossa obediência?
“Resposta: A Lei Moral.
“Pergunta: Onde é a Lei Moral apresentada?
“Resposta: Nos Dez Mandamentos.
“Pergunta: Estão todos os cristãos sob a obrigação de guardar a lei?
“Resposta: Sim” — N° 1, p. 18; n° 2, p. 38. Grifos acrescentados.

E no “Buck’s Theological Dictionary”, usado muito por metodistas e episcopais ou anglicanos, em seu artigo sobre a “Lei”, há estas afirmações:

“A Lei Moral é aquela declaração da vontade de Deus que orienta e obriga moralmente a todos os homens, em todas as épocas e em todos os lugares, em seu inteiro dever para com Ele. Ela foi solenissimamente proclamada pelo próprio Deus no Sinai. (…) É chamada perfeita (Sl. 19:7), perpétua (Mt. 5:17 e 18), santa, boa (Rm. 7:12), espiritual (Rm. 7:14), amplíssima (Sl. 119:96).” — P. 230.

—> Igreja Congregacional

O capítulo 24 de “Os Vinte e Oito Artigos da Breve Exposição das Doutrinas Fundamentais do Cristianismo” tem por título “Da Lei Cerimonial e dos Ritos Cristãos” e declara o seguinte:

“Os ritos judaicos, divinamente instruídos pelo ministério de Moisés, eram sombras de bens vindouros e cessaram quando os mesmos bens vieram. Os ritos cristãos são somente dois: o batismo d’água e a Ceia do Senhor.”

A “Declaração de Savóia” contém a mesma “Confissão de Fé de Westminster” que declara:

“III. Além dessa lei (os Dez Mandamentos), geralmente chamada Lei Moral, foi Deus servido dar ao seu povo de Israel, considerado uma igreja sob a sua tutela, leis cerimoniais que contêm diversas ordenanças típicas. Essas leis, que em parte se referem ao culto e prefiguram Cristo, as suas graças, os seus atos, os seus sofrimentos e os seus benefícios, e em parte representam várias instruções de deveres morais, estão todas ab-rogadas sob o Novo Testamento.
Hb.10:1; Gl.4:1–3; Cl.2:17; Êx.12:14; I Co.5:7; II Co.6:17; Cl.2:14,16–17; Ef.2:15–16.
“IV. A esse mesmo povo, considerado como um corpo político, Deus deu leis civis que terminaram com aquela nacionalidade, e que agora não obrigam além do que exige a sua eqüidade geral.
Êx.21:1–36,22:1–29; Gn.49:10; Mt.5:38–39.” — Cap. XIX. Grifos acrescentados.

—> Igreja Anglicana/Episcopal

No “Buck’s Theological Dictionary”, usado muito por metodistas e episcopais ou anglicanos, em seu artigo sobre a “Lei”, há estes afirmações:

“A Lei Moral é aquela declaração da vontade de Deus que orienta e obriga moralmente a todos os homens, em todas as épocas e em todos os lugares, em seu inteiro dever para com Ele. Ela foi solenissimamente proclamada pelo próprio Deus no Sinai. (…) É chamada perfeita (Sl. 19:7), perpétua (Mt. 5:17 e 18), santa, boa (Rm. 7:12), espiritual (Rm. 7:14), amplíssima (Sl. 119:96).” — P. 230. Grifos acrescentados.

E direto da lição da escola dominical da denominação, podemos extrair o seguinte:

“A Lei Moral é parte da lei natural do Universo. Justamente como uma lei natural violada, no mundo material, traz suas conseqüências inevitáveis, assim a Lei Moral transgredida traz suas inevitáveis conseqüências nos mundos espiritual e mental.” — Extraído de “The Episcopal Church Sunday School Magazine” (Revista da Escola Dominical), junho-julho de 1942, p. 183-184. Grifos acrescentados.

—> Igreja Católica

Vamos atentar para o que escreveu o erudito Pe. Júlio Maria, esclarecendo o problema:

“Os preceitos do Antigo Testamento dividem-se em três gêneros:
“1º Os preceitos morais, que prescrevem aos homens os seus deveres para com Deus e para com o próximo.
“2º Os preceitos cerimoniais, que indicam os ritos exteriores e as cerimônias que os judeus deviam seguir no culto divino.
“3º Os preceitos judiciais, que determinam o modo de administrar a justiça ao povo.
“Destes três gêneros de preceitos, só o primeiro fica em pé, integralmente; os outros preceitos só têm o valor que lhes comunica a palavra de Jesus Cristo.
“A lei antiga, na sua parte cerimonial, era apenas uma figura da nova lei, e é por isto que cessou, desde que foi promulgada a lei nova.” — Em “Ataques Protestantes”, p. 96–97. Grifos acrescentados.

Segundo os católicos, os preceitos morais permanecem; os cerimoniais, eram uma figura, “sombra dos bens futuros”, e foram substituídos pela Realidade: Cristo; e os judiciais, só existiram enquanto havia a nação de Israel como uma teocracia (governada por Deus)! E os dez mandamentos morais tratam do amor a deus e do amor ao próximo.


_________________
“Escute as minhas palavras e preste atenção em tudo o que vou dizer…
“Darei a minha opinião com franqueza; as minhas palavras serão sinceras, vindas do coração.” (Jó 33:1,3).

Por Marllington Klabin Will

Publicado em Julho 30, 2009 por Adventismo em Foco (adventismoemfoco.wordpress.com)

01 agosto 2009

Futuro com Esperança

Este evento foi realizado em Brasília, DF, do dia 24 a 31 de Outubro de 2009.
Milhares descobriram verdades surpreendentes sobre a palavra de Deus e foram batizados.

Assista aos 8 vídeos, através dos quais, você descobrirá verdades supreendentes.

Deus te abençôe.

01 O Livro da Esperança



02 A Mensagem de Esperança


03 O Significado da Esperança


04 O Eco da Esperança


05 Um Dia de Esperança


06 O Símbolo da Esperança


07 Um Povo de Esperança


08 A Terra da Esperança

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails