12 abril 2011

Afinal de contas, com ou sem tambor?

Alguns afirmam que podemos sim adorar a Deus com tambores. Isso por um ou outro episódio no qual profetas adoravam ao Senhor - como quando Saul, prestes a se tornar rei de Israel, recebeu uma pequena jornada do profeta Samuel e, no fim, encontrou homens adorando a Deus com tambores.

O erro está no seguinte: A VERDADE É PROGRESSIVA!

Isso mesmo! note que no tempo de Abraão, por exemplo, era comum um homem ter mais de uma esposa. Nos dias de hoje isso é chamado adultério, e é ilegal.

Não era plano de Deus que homens tivessem mais de uma esposa, mas, apesar desse pecado, o Senhor abençoava alguns como o caso de Abraão, Jacó, etc.

Deus não leva em consideração nossos pecados cometidos em tempos de ignorância.

Muito tempo após, o Senhor restaurou Seu plano para a humanidade: que o homem tenha uma única mulher - o Apóstolo Paulo é um dos que assim ensinaram.

De igual forma o uso de tambores: Miriã, irmã de Moisés, estava radiante de alegria por ter seu povo finalmente livre da escravidão no Egito, por meio de seu irmão.

“Então Miriã, a profetisa, irmã de Arão, pegou um tamborim e todas as mulheres a seguiram, tocando tamborins e dançando.” Êxodo 15:20.

Reflita comigo: O povo de Israel esteve por quatrocentos anos em meio à idolatria e confusão religiosa no Egito.

Estavam contaminados pelos costumes egípcios. Assim, Miriã usou recursos impróprios para louvar ao Senhor. MAS, como o fez de sincero coração, desconhecendo completamente que o Senhor não se agrada do uso de tambores, Deus aceitou seu louvor com terno amor.

Deus não leva em consideração nossos pecados cometidos em tempos de ignorância.

Surpreendentemente, anos após, quando o rei Davi estabeleceu quais instrumentos deveriam ser usados para louvar ao Senhor no templo a ser construído, o tambor ficou de fora.

Ora, e porquê o Senhor não gostaria de tambores?

Há muito o que se estudar para elucidar tal assunto. Mas de forma compacta:

  • Por causa da associação dos tambores à adoração a outros deuses;

  • Por causa do efeito produzido pelos tambores no cérebro humano – nos leva a usar mais as emoções que a razão no louvor, pois incita a dançar... Música e seus Efeitos.

  • Funciona como um item que impulsiona os adoradores a manifestar apreço por ritmos musicais cada vez mais distantes do que se chama louvor a Deus. Trazendo assim confusão ao povo de Deus.

Assim, dizer que podemos usar tambores e dançar para louvar ao Senhor pois homens e mulheres no passado o fizeram, é o mesmo que dizer que podemos ter mais de uma mulher, como Abraão, Jacó e outros o fizeram.

Por certo que, no novo testamento, há clara exposição sobre o assunto do matrimônio. O que não acontece sobre os tambores... Por quê?

Por que é um assunto de mui pequena importância? Por que é algo tão óbvio que o Senhor não se preocupou em gastar páginas e mais páginas da bíblia para falar a respeito?

Deus o sabe.

Não é por a bíblia não abordar e proibir/permitir claramente uma determinada prática, que esta nos seja permitida/proibida.

Como é o caso da doação de sangue (não há proibição ou permissão na bíblia, mas como seres inteligentes, sabemos que nos é lícito - conheço um Testemunha de Jeová que, caso precise, vai receber sangue sim! pois sabe que Jesus disse: João 15:13 "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos", e se sangue é vida...);

Assim como o caso de determinadas práticas sexuais não explicitadas na Bíblia, mas que geram grande controvérsia, como o sexo oral.

E muitos outros temas semelhantes.

Eu tenho um pressuposto básico que me ajuda a lidar com estes e outros assuntos:

No mais: "Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada domine. I Coríntios 6:12

Se você não consegue viver sem os Tambores, você foi dominado por eles e seu foco não é mais o Senhor. Ore a Deus e peça por livramento.

EJ, Mensageiro da Verdade.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails