12 fevereiro 2010

Aos Batistas

Estive a conversar com um amigo Batista, que estuda a Bíblia e busca fazer a vontade de Deus.
O qual disse: “Não vivemos debaixo da lei, portanto não precisamos guardar os mandamentos”.

Certamente não vivemos debaixo da lei! Mas, isso quer dizer que posso matar e adulterar à vontade?

Será que o fato de eu ser fraco e pecador é motivo para eu dizer: É impossível guardar a Lei, portanto, serei salvo sem guardá-la?

Acaso a Salvação é pelas Obras?

Claro que não! Mas em Tiago 2:26 diz: “Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.”

No Novo Testamento nos é ensinado a guardar os Dez Mandamentos?

Romanos 7:12 “E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.”
Romanos 7:25 “Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.”
*Romanos 2:13 Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.
*Romanos 3: 20 Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. 31 Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.
Veja, caro amigo, que há uma aparente contradição nas duas últimas passagens bíblicas!
Na 1ª, é dito que os que praticam a lei hão de ser justificados, a 2ª diz que nenhuma carne será justificada pelas obras da lei! Que significa?

O fato é que NÃO HÁ CONTRADIÇÃO! Absolutamente ninguém será justificado pelas obras da lei, MAS, a partir do momento que aceitamos o sacrifício de Jesus por nós, por amor obedecemos a Sua santa lei (Rom 7:12) “Aquele que me ama guarda os meus mandamentos... Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama” João 14:15, 21; E somos justificados pela graça de Cristo; e como fruto da VERDADEIRA justificação, nós guardamos a lei, assim como o Apóstolo Paulo (Rom 7:25).

O que não guarda a lei não é justificado, pois se realmente houvesse aceitado a Jesus Cristo, guardaria a Sua Lei.

Portanto o que não guarda a lei não é justificado pois não aceitou Jesus Cristo em espírito e verdade.

Ora, e para quê guardar a Lei? Jesus não tirou o pecado do mundo? Sim ou não?

João Batista afirmou: “...Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” João 1:29

Portanto não há mais pecado?

Vejamos:

*Pouco antes de subir ao céu, Jesus disse que iria enviar um novo Consolador, o Espírito Santo de Deus que teria uma função especial: João 16:8 “Quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do Juízo”
Romanos 7: 8 “...Sem lei está morto o Pecado”;
Assim, se não precisamos guardar a lei, não há pecado.

I João 3:4 “Pecado é a transgressão da Lei”

Ora, ainda é pecado matar, adulterar, mentir... etc!

Jesus tirou o pecado do mundo no sentido de que TODOS os que aceitam o Seu sacrifício, podem ter seus pecados perdoados! E este sacrifício é válido para todos! Para todo o mundo!

Ainda: 1 João 2:4 "Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade".

E quanto ao Sábado do quarto mandamento da Lei de Deus, que os Batistas não guardam?
Será válido perante Deus guardarmos 9 dos 10 mandamentos? Podemos deixar UM de lado?

Tiago 2:10 "Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.
11 Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei.."


Romanos 13: 8 "A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.
9 Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo."


Jesus disse que os dois maiores mandamentos são: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao Próximo como a ti mesmo. Ainda, que: Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.(Mateus 22: 34 a 40)

Ora, Amar ao próximo é?

Não adulterar, não matar...etc.

Amar a Deus é?

Não Ter outros deuses diante Dele, Não Fazer imagem de escultura e prostrar-se a ela, Não tomar o Seu Santo nome em vão e LEMBRAR-SE DO DIA DO SÁBADO!

Amigo Batista, se você, voluntariamente, não guarda todos os mandamentos da lei de Deus, você não ama a Deus!

Mas não se assuste, Deus não leva em conta os pecados que cometemos em tempo de ignorância! Pois é um Deus Justo!

Mas agora que você sabe que devemos guardar a lei, pois fomos salvos pela graça de Cristo – portanto devemos viver vida de salvo; e salvo por Jesus guarda a Sua Lei: João 14:15 – Convido-o a guardar todos os mandamentos do Senhor, e o Deus dos impossíveis de capacitará a viver como Jesus:
II Timóteo 3: 14 "Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,
15 E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
17 Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra."


Mateus 5:48 “Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.”

Um comentário:

Mensageiros da Verdade disse...

Amigo, estarei aguardando que você me envie as passagens cujas aparentes interpretações dizem que não precisamos guardar a Lei de Deus.

Esteja certo que todas as suas lágrimas vertidas em busca da verdade não foram em vão!

EJ, Mensageiro da Verdade

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails