14 fevereiro 2010

Os Dez Mandamentos Permanecem

 
Uma grande confusão existe no mundo cristão sobre lei e graça. O Novo Testamento diz claramente que somos salvos pela graça (Efésios 2:8). A palavra “graça” significa favor imerecido para com os indignos pecadores. Porque temos pecado contra Deus, nós merecemos a morte (Romanos 6:23). No entanto, Deus ainda nos ama e anseia nos salvar por sua graça, independente das “obras da lei” (Romanos 3:28). Jesus Cristo morreu por nossos pecados, foi sepultado, e ressuscitou dos mortos (1 Coríntios. 15:3-4). Se nos arrependermos e crermos nEle, Ele livremente nos perdoará (1 João 1:9). Esta é a “Boa Nova” do Evangelho.
Então, o que aconteceu com a lei? Teria desaparecido? Na Parte 1 desta série chamada, Os Dez Mandamentos Revisitados, vamos começar a observar o que o Novo Testamento realmente ensina sobre a lei e a graça.

O Apocalipse descreve pessoas leais a Jesus Cristo e a Lei de Deus

Apocalipse 11:19 - “Então foi aberto o santuário de Deus nos céus, e ali foi vista a arca da sua aliança”. Dentro da arca celeste conforme ordenado pelo próprio Deus foram colocados as tábuas contendo os Dez Mandamentos (Cf Deuteronômio 10:1-5).
Apocalipse 12:17 - “O dragão irou-se contra a mulher e saiu para guerrear contra o restante da sua descendência, os que obedecem aos mandamentos de Deus e se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus
Apocalipse 14:9-12 - O Apocalipse descreve uma batalha entre “a besta” e “…os santos que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus“.
Apocalipse 21:8 - Entre aqueles que finalmente acabarão no “lago de fogo” estarão os “assassinos” (6º mandamento), “prostitutas” (7º mandamento), “idólatras” (2º mandamento), e “todos os mentirosos” (9º mandamento).
Apocalipse 22:14-21 - Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar através das portas para a cidade … A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós ” (King James)

Não se deixe enganar, os 10 Mandamentos permanecem no Novo Testamento

Mateus 5:17-19, 21, 22, 27, 28 - Jesus Cristo não veio para “destruir a lei”. Ele mostrou a profundidade espiritual do 6º e 7º mandamentos.
Lucas 16:17-18 - Jesus disse: “é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til sequer da Lei. Em seguida (verso 18), ele citou o 7º mandamento.
Romanos 7:7-12 - Paulo citou (verso 7) o 10º mandamento: “Não cobiçarás”. No (verso 12) Ele diz que a lei é “santa” e o mandamento é ” …santo, justo e bom”.
Efésios 6:1-3 - Paulo disse que os filhos deveriam manter o 5º mandamento: “Honra teu pai e mãe”.
Tiago 2:11-12 - Tiago cita o 6º e 7º mandamentos como aplicável aos cristãos.
1 João 5:21 - João advertiu: “filhinhos, guardai-vos dos ídolos” (2º mandamento).

Pecado é quebrar os Dez Mandamentos

1 João 3:4 – “…O pecado é a transgressão da lei”.
Romanos 3:20  - “o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado”.
 
Romanos 7:7 - Paulo disse, “eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçarás.”
 
Tiago 2:11 - Quem quebra o mandamento torna-se transgressor da lei “aquele que disse: Não adulterarás também ordenou: Não matarás. Ora, se não adulteras, porém matas, vens a ser transgressor da lei”. Jesus morreu porque temos quebrado a Lei de Deus 1 João 3:4 - “… O pecado é a transgressão da lei”.< 1 Coríntios 15:3 - “…Cristo morreu pelos nossos pecados.” Isaías 53:5 - “…ele foi ferido por causa das nossas transgressões”

A lei revela nossos pecados e nos aponta para Jesus Cristo

Romanos 7:7, 13, 24, 25 - “eu não conheci o pecado senão pela lei … a fim de que pelo mandamento o pecado se manifestasse excessivamente maligno. … quem me livrará … Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor!”
Gálatas 3:24 - “De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé”.

Somos salvos pela graça, não pelas obras da lei

Romanos 3:24 - Somos “justificados gratuitamente, por sua graça”.
Romanos 3:26 - Ele é “o justificador daquele que tem fé em Jesus”.
Romanos 3:28 - “o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei”. Efésios 2:8-9 - “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé … não de obras.”

Através do Espírito Santo, podemos guardar a Lei de Deus

Atos 2:38 - “E recebereis o dom do Espírito Santo”. Romanos 8:4 - “para que a justa exigência da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito”. Romanos 3:31 - “Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei”. Romanos 6:1-6 - “…Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum!…”
1 João 5:3 - “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos”
Apocalipse 12:17 - Os remanescentes serão aqueles “que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus“.
Apocalipse 14:12 - Os santos serão aqueles que com perseverançaguardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus“.

O Anticristo é contra Jesus Cristo e a Lei de Deus

Daniel 7:25 – O chifre pequeno [o Anticristo] irá alterar a Lei de Deus.
 
2 Tessalonicenses 2:3-7 - O Anticristo é chamado de “o homem do pecado”. O pecado é a “quebra da lei” (1 João 3:4). O Anticristo é também chamado de “o mistério da iniqüidade”. Muitas versões da Bíblia traduzem isso como “o mistério da injustiça”, porque a palavra grega para “iniqüidade” significa literalmente “ilegalidade”.
 
Jesus disse: Se me amais, guardareis os meus mandamentos“. (Esta é uma citação direta de Êxodo 20:6)
Artigo escrito por Steve Wohlberg traduzido pelo blog www.setimodia.wordpress.com, do original “The “Big Ten” Renain Today”

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails