09 novembro 2012

O Melhor Desodorante!

Sabemos que a maioria das pessoas que sofre de enxaqueca não tolera uma série de cheiros. Infelizmente, essas pessoas são, com freqüência, incompreendidas pelos seus familiares, amigos, namorados etc, que confundem essa aversão aos odores com “frescura”. Mas não é! A medicina já comprovou que a enxaqueca pode ser desencadeada por odores, fortes ou não. Qual odor específico desencadeia uma crise, é uma questão individual. Nós podemos ter dois portadores de enxaqueca expostos ao mesmo odor, sendo que um pode reagir com uma crise, e o outro não. Mais ainda: um mesmo enxaquecoso pode, num dia, ter uma crise desencadeada por um determinado odor, e no outro dia, o mesmo odor pode não provocar nada.

A melhor solução para quem sofre de enxaqueca é livrar-se o quanto mais dos odores desnecessários. Uma infinidade desses odores provém de perfumes “químicos” que fazem parte dos produtos do nosso dia-a-dia. E um desses produtos é o desodorante. Que bom que existem desodorantes sem cheiro no mercado!

Porém, ainda que utilizemos um desodorante sem perfume, e ainda que nenhum perfume lhe desencadeie dores de cabeça, mesmo assim há motivos para preocupação com o uso desse produto, repleto de produtos químicos potencialmente nocivos ao cérebro, sistema nervoso e saúde como um todo.

Sim! – Porque a grande maioria dos desodorantes antitranspirantes contém alumínio, substância que possui potencial neurotóxico – ou seja, é potencialmente tóxico para o cérebro e sistema nervoso.

Passar substâncias químicas na pele é muito pior que ingeri-las, pois quando as ingerimos, nossas enzimas digestivas podem ajudar a neutralizá-las e desintegrá-las, pelo menos em parte. Já ao aplicar no corpo produtos químicos como os desodorantes, a pele absorve esses produtos diretamente para a circulação sangüínea, sem a proteção do sistema digestivo, e assim essas substâncias atingem todos os órgãos do nosso corpo, podendo atingir inclusive nosso delicado cérebro. Nos Estados Unidos, o National Institute for Occupationa Safety and Health categorizou quase 900 substâncias químicas utilizadas nos cosméticos como sendo tóxicas!

Pensando nisso, gostaria de passar para meus queridos leitores uma dica de desodorante. Em artigo anterior, eu já havia falado sobre a questão dos sabonetes.
Na minha opinião, o melhor desodorante é, nada mais, nada menos, que o puro pó de bicarbonato – bicarbonato de sódio mesmo! Ele não faz mal à saúde, e pode ser aplicado diretamente embaixo do braço como se fosse um talco. Uma pequena quantidade costuma ser suficiente para dar proteção de 24 horas. Não tem cheiro e não contém produtos químicos tóxicos à saúde!
Faça a tentativa e deixe aqui seu comentário! Para mim, o bicarbonato funciona às mil maravilhas como desodorante! Cinco estrelas! E para você?

FONTE: Enxaqueca

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails