20 maio 2011

Quem é a Pedra mencionada em Mateus 16:18. É Pedro ou Cristo?

Vamos ao texto de Mateus 16:18: ‘Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.’


Esta declaração de Cristo, ‘sobre esta pedra’, tem sido interpretada de várias formas:

1º – a pedra simbolizando Pedro.
2º – a pedra simbolizando a fé que Pedro demonstrou em Jesus.
3º – a pedra simbolizando Cristo.

Nós podemos chegar a uma conclusão inequívoca quando pesquisamos a Palavra de Deus em busca da verdade sobre este assunto, especialmente os escritos dos apóstolos que
ouviram pessoalmente esta declaração de Jesus.

O próprio Pedro jamais se referiu a si mesmo como sendo esta pedra, mas de forma clara e consistente, ele diz que esta pedra representa Cristo. Ele chega ao ponto de dizer que não há nenhum outro nome debaixo do céu, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos, a não ser através desta Pedra, rejeitada pelos homens (Atos 4:8-12; I Pedro 2:4-8).

O nosso Senhor usou várias vezes este símbolo da pedra referindo-se a Si mesmo (Mat. 21:42; Lucas 20:17-18). Em outras partes da Bíblia encontramos diversas passagens que relacionam a pedra como um termo específico para Deus (Deut. 32:4; Salmos 18:2; etc).

Isaías 32:2, fala da grande Rocha em terra sedenta; e da Pedra preciosa, angular, solidamente assentada (28:16). Em I Cor. 10:4, Paulo diz que esta Pedra era Cristo (ver também II Samuel 22:32; Salmos 18:31).

Jesus também se referiu a Pedra como sendo a Sua Palavra, a qual é o único alicerce seguro para o homem (Mateus 7:24-25), e que Ele é a Palavra Viva (João 1:1; Marcos 8:38; João 3:34; 6:63,68; 17:8).

Paulo claramente afirma que Cristo é o único fundamento da Igreja (I Cor. 3:11). Pedro também diz que Cristo é o fundamento (a Rocha) sobre o qual construímos o templo espiritual como pedras vivas, ou tijolos, (ver Efésios 2:21; I Pedro 2:4-8).

Quando Pedro fez sua declaração de fé, o fez em nome de todos os demais discípulos, pois a pergunta havia sido feita para o grupo. Nenhum dos discípulos jamais entendeu que Jesus estava concedendo a Pedro uma distinção especial entre eles. Tanto é que continuavam discutindo sobre quem seria o maioral entre eles. Caso Jesus tivesse dado a Pedro uma posição de liderança não haveria mais motivo para tanta discussão. Os escritores do Novo Testamento jamais fizeram menção de qualquer autoridade revestida sobre Pedro, muito pelo contrário, pois em várias ocasiões Pedro foi publicamente advertido por eles.

Os chamados pais da Igreja, como Augustinho e Crisóstomo, jamais aceitaram a idéia de Pedro como sendo o chefe supremo da Igreja. O historiador Eusébio, cita uma declaração de Clemente de Alexandria, na qual ele afirma que no concílio de Jerusalém, Pedro, Tiago e João não disputavam pela supremacia da Igreja, mas que escolheram Tiago o Justo, para ser o líder entre eles (ver Atos 15).

Como então se deve interpretar esta passagem? Na língua grega existem dois termos para pedra: 1º – ‘petra’ que significa uma enorme massa de rocha, a qual além de ser grande, é fixa ou imovível; 2º – ‘petros’ que significa uma pequena pedra, ou um pedregulho.

Assim podemos dizer que Cristo se dirigiu a Pedro desta forma: Tu és ‘petros’ (pedregulho) e sobre esta ‘petra’ (rocha, se referindo a Si mesmo), construirei a minha Igreja. Na parábola registrada em Mateus 7:24-27, Cristo diz que o homem sábio constrói sua casa sobre a Rocha, e que qualquer edifício construído sobre ?Pedro?, ou sobre um homem falho como este discípulo, era mesma coisa que construir sua casa sobre a areia.

Fonte:  Biblia e a Ciência

19 maio 2011

Voltemos ao evangelho!

Autor: Rilton Cruz


Hoje, estudando sobre adornos e santuário observei esse texto:
(…) como resposta, a senhora mostrou um anel de ouro no seu dedo, que fora dado por uma pessoa descrente, e disse que não via mal algum em usar tais ornamentos. "Não somos tão meticulosos - disse ela - como antigamente. Nosso povo foi demasiado escrupuloso em suas opiniões sobre o assunto do vestuário. As senhoras desta instituição usam relógios de ouro e correntes de ouro, e se vestem como as outras pessoas. Não é um bom plano de ação ser singular em nosso vestuário; pois não poderemos exercer tanta influência" (Mensagens Escolhidas, v. 3, p. 246).
Repetidas vezes se observa esse tipo de argumentação em nosso meio a favor da modernização de nossa mensagem. Sou extremamente a favor de modernizar os meios de levar o evangelho, mas devemos lembrar: os meios se modernizam; a mensagem permanece.


Por mais amoroso que pareça ser abrandar esse evangelho, é erróneo. A verdade que temos é como as folhas da árvore da vida, é a cura para as nações da terra. Qualquer deturpação que se fizer, dilui esse remédio, levando opróbrio ao povo.

Repetindo casos passados:
Repetimos o pecado de Arão, pacificando, quando os olhos devem ser claros em discernir o mal e declará-lo positivamente, mesmo que isso nos coloque numa posição desagradável, por nossos motivos poderem ser mal compreendidos. Não devemos suportar o mal em um irmão ou em qualquer pessoa com quem estejamos ligados. Essa negligência de postar-nos com firmeza em favor da verdade foi o pecado de Arão. Houvesse ele falado claramente a verdade, nunca se teria feito aquele bezerro de ouro” (Carta 10, 1896).

E ainda há Arãos flexíveis, que ... cederão aos desejos dos que não são consagrados, e assim os induzirão ao pecado” (Patriarcas e Profetas, p. 343).
Como "ministros do novo concerto" devemos lembrar que nosso compromisso não é com homens: "porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? Ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo" (Gálatas 1:10). É sim com a imutável palavra de Deus.

Devemos ser fiéis também nas advertências dadas por Deus. Essa é a verdadeira mensagem de amor do presente: "Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te" (Apocalipse 3:19). Não podemos responder simplesmente: "Rico sou, e de nada tenho falta" (Apocalipse 3:17); antes, devemos dar o sonido certo à trombeta, para de forma verdadeiramente amorosa levar libertação ao cativo e a nós mesmos do sangue dos sinceros.
"O ministro de Cristo não deve apresentar ao povo apenas as verdades mais agradáveis, retendo outras que lhes possam causar mágoa. Deve ele observar com profunda solicitude o desenvolvimento do caráter. Se vir que alguém no rebanho está acariciando o pecado, precisa como fiel pastor dar-lhe instrução da Palavra de Deus que se aplique ao caso. Unicamente aquele que é um fiel ensinador da verdade poderá, ao fim de seu trabalho, dizer como Paulo: "Estou limpo do sangue de todos" Atos 20:26" (Atos dos Apóstolos, p. 394).
De forma alguma deve haver aspereza ao realizarmos a missão e creio que devemos ser brandos e cuidadosos principalmente ao passar as partes "duras", que vão de encontro com nosso eu nessas mensagens. Mas não podemos resvalar na santa verdade de Deus.

Gosto de uma frase de Martinho Lutero: "A paz, se possível; a verdade, a todo custo".

Tristemente porém, acho que estamos perdendo nossa relevância com o intuito de tornar nossa mensagem mais leve e agradável visando maior aprovação e nos regozijando com os números e a popularidade que conseguimos. Vale lembrar:
A conformidade aos costumes mundanos converte a igreja ao mundo; jamais converte o mundo a Cristo” (O Grande Conflito, p. 509).
Se tão-somente Ele pusesse de lado Sua humilhação e sofrimentos e exclamasse: "Se alguém quiser vir após Mim, agrade-se a si mesmo e desfrute o mundo, e será Meu discípulo", multidões haviam de crer nEle” (Cuidado de Deus, Meditações Matinais, p. 128).

Caso abaixeis a norma a fim de conseguir popularidade e aumento de número, fazendo desse acréscimo objeto de regozijo, mostrais com isto grande cegueira. Fossem os algarismos indício de êxito, Satanás poderia reclamar a preeminência; pois, neste mundo, os que o seguem constituem a grande maioria” (Conselhos Sobre Educação, p. 69).
A questão do adorno no texto introdutório é apenas pretexto para metaforizar a questão como um todo. Outros elementos em nossa adoração entram em questão quando apresentamos "músicas dançantes com letra sagrada" como nos relatos passados sem atentar às advertências que nos foram dadas nesse sentido:
"Satanás fará da música um laço pela maneira por que é dirigida" (Evangelismo, p. 95).
Porém, logo em seguida temos o convite:
"Deus convida Seu povo, que tem a luz diante de si na Palavra e nos Testemunhos, a ler e considerar, e dar ouvidos. Instruções claras e definidas têm sido dadas a fim de todos entenderem" (idem).

"Muitos movimentos dessa espécie surgirão neste tempo, quando a obra do Senhor deve manter-se elevada, pura, inadulterada de superstições e fábulas. Precisamos estar em guarda, manter íntima relação com Cristo, para não sermos enganados pelos ardis de Satanás" (Mensagens Escolhidas, v. 2, p. 35).
Outro ponto são as mensagens de advertências. Me pergunto o motivo de que por mais raras que sejam, ainda quando aparecem são tão mal vistas e desprezadas em nossa igreja?
"Vi que o testemunho da Testemunha verdadeira não teve a metade da atenção que deveria ter. O solene testemunho de que depende o destino da igreja tem sido apreciado de modo leviano, se não desatendido de todo. Tal testemunho deve operar profundo arrependimento; todos os que o recebem de verdade, obedecer-lhe-ão e serão purificados" (Primeiros Escritos, p. 270).
Será que não percebemos que nela está a nossa salvação? E que essa é a mensagem que o inimigo não quer que seja atentada e ouvida em nossa igreja? Atentemos à mensagem para Laodicéia!!
"Terei no terreno [diz o enganador], como meus agentes, homens que mantenham falsas doutrinas misturadas com justamente suficiente verdade para enganar almas. Também terei presentes pessoas incrédulas, que expressarão dúvidas quanto às mensagens de advertência do Senhor à Sua igreja. Lesse o povo e cresse essas admoestações, e pouca esperança poderíamos ter de vencê-los. Mas se pudermos desviar-lhes a atenção dessas advertências, permanecerão ignorando nosso poder e sagacidade, e finalmente os ganharemos para as nossas fileiras. Deus não permitirá que Suas palavras sejam menosprezadas impunemente. Se pudermos conservar as almas enganadas durante algum tempo, retirar-se-á a misericórdia de Deus, e Ele as abandonará ao nosso completo domínio" (Testemunhos Para Ministros, p. 475).
Devemos rapidamente usufruir do ouro recomendado que é a palavra de Deus, trajar as vestes brancas que é a pureza de caráter provida através da justiça de Cristo comunicada ao pecador e colocar em nossos olhos o colírio que é a sabedoria e graça que nos habilita a distinguir entre o mal e o bem, para então levar outra mensagem impopular: as três mensagens angélicas.

Nossa igreja foi levantada com não outro objetivo: anunciar ao mundo a conclusão de um tempo profético com a chegada do juízo de Deus, para então preparar o povo para esse juízo, levando-o a uma adoração verdadeira e libertando-o de falsos sistemas.

Acho que é hora de nos reavivarmos e reformarmos para a conclusão da obra mais importante confiada a humanos: a mensagem de reconciliação do homem com Deus através de seu plano redentor.

Hoje é o dia de aprendermos o cântico novo, de nos adornarmos com a justiça de Cristo e nos defendermos com a verdadeira espada da verdade, viva e eficaz, mais afiada que a espada de dois gumes!

Nosso povo não foi levantado para ouvir de Deus:
Odeio, desprezo as vossas festas, e as vossas assembleias solenes não Me exalarão bom cheiro. Afasta de Mim o estrépito dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias das tuas violas” (Amós 5:21 e 23).
Para isso, não podemos mais nos envergonhar de nossos preceitos e de nossa verdadeira mensagem. Afinal, este é o poder de Deus para a salvação do mundo.
"Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego" (Romanos 1: 16).
Creio que chegou a hora de colocar essa mensagem sobre o velador para que os que entrem vejam essa luz.

Aos desanimados, lembrem-se:
"Quando a religião de Cristo for mais desprezada, quando Sua lei mais desprezada for, então deve nosso zelo ser mais ardoroso e nosso ânimo e firmeza mais inabaláveis. Permanecer em defesa da verdade e justiça quando a maioria nos abandona, ferir as batalhas do Senhor quando são poucos os campeões - essa será nossa prova. Naquele tempo devemos tirar calor da frieza dos outros, coragem de sua covardia, e lealdade de sua traição" (Testemunhos Seletos, v. 2, p. 31).
"A maior necessidade do mundo hoje é a de homens,
Homens que não se comprem nem se vendam,
Homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos,
Homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato,
Homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo,
Homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus"

(Educação, p. 57).
Voltemos ao evangelho!
Fonte:  O Tempo Final

08 maio 2011

Como anunciar a Verdade

Como apresentar a mensagem é algo um pouco complexo, mas de fundamental importância.
Podemos fazê-lo através de email, pregação, etc.

No caso de eu vir a conversar, pessoalmente, com irmãos, sigo os seguintes passos:

1º Devemos pedir ao Senhor mansidão, humildade, Inteligência e sabedoria ao falar;

2º Procuro falar somente aos maduros na fé, convidando-os para uma conversa sobre a palavra de Deus, pois quanto aos "pequeninos na fé", estes podem se escandalizar, pois não possuem suporte psicológico para entender que líderes humanos da igreja verdadeira são sujeitos a falhas. E, claro, não queremos difamar a Igreja do Senhor. Assim, devemos evitar também os que gostam de provocar um escândalo.

3º Anuncie a mensagem do Senhor como ela é. Não mova sequer um til para amaciá-la, ou todo o esforço será em vão. Ao passo que deve-se falar com amor. Para saber como alcançar este equilíbrio, leia mais uma vez, com o foco neste aspecto, os textos bíblicos que descrevem o Senhor Jesus conversando com os fariseus, com os saduceus, o sermão da montanha, por exemplo.

4º Tome para si, também, a responsabilidade sobre as eventuais culpas de sua igreja. Assim como o profeta Daniel o fez. Ao mencionar o pecado do povo, ele não disse: o povo está a pecar assim e assim. Mas disse: NÓS PECAMOS ASSIM E ASSIM... Note: as culpas da igreja como um todo, não a de alguém em específico. (Ver Daniel 9: 5 em diante). Nesse aspecto não devemos fazer como Jesus, pois Ele nunca pecou, portanto não falava deste modo. Quanto a nós, todos falhos, totalmente dependentes da graça de Cristo, falemos como Daniel.

5º Esteja pronta a receber nenhum apoio, ouvir palavras duras e/ou injustas, e só responda a elas segundo Jesus o faria.

6º Saiba que nada neste mundo acontece por acaso. Deus está a usar você para advertir a seus irmãos. Fale com autoridade, O Senhor instituiu-nos como A Luz do Mundo, representantes de Jesus, Mensageiros da Verdade.

7º Mesmo que os irmãos que receberam a verdade, nada façam a respeito, fique satisfeita, pois você fez a sua parte. Não os julgue publicamente, Deus se encarregará, no momento certo, de convencê-los de seus erros mesmo que não se arrependam.

Um lembrete muito importante: Pare um pouco para refletir... Todos os profetas que anunciaram a palavra do Senhor ao povo, foram tidos como loucos, perturbadores de Israel.

Por mais pura que fossem sua mensagem, a liderança do povo tinha olhos e ouvidos fechados a ela.
Hoje, infelizmente, a situação não é muito diferente.
O digo por experiência própria. 

As pessoas estão dispostas a colocar sobre os ombros do Pastor ou Ancião, toda a responsabilidade sobre sua compreensão da palavra de Deus.

Por mais errada que seja a posição, se o Pastor a apoia, nada mais importa. Isso é o que fazem.

Não estão realmente a seguir a Jesus, mas ao pastor ou ancião. Este é o maior motivo de o que anuncia a verdade ser tratado de forma imprópria.

Se realmente seguissem a Jesus, ficariam extremamente felizes por o Senhor enviar alguém que lhes anuncie uma melhor forma de agir.

Assim, tenha paciência e espere no Senhor.

Is 49:4 "Mas eu disse: Debalde tenho trabalhado, inútil e vãmente gastei as minhas forças; todavia o meu direito está perante o Senhor, e o meu galardão perante o meu Deus."

Is 55:11 "assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei."


EJ, Mensageiro da Verdade.

07 maio 2011

Mensagem à Igreja Remanescente

“Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.”
Apocalipse 3: 15 e 16

Porque as igrejas remanescentes possuem bancos vazios? Porque é tão difícil conseguir batismos?

Porque é tão grande o número de pessoas que abandonam a congregação?

Tens pregado a verdade misturada ao erro, o divino junto ao mundano.

Tens permitido a entrada dos costumes, gostos e estilos mundanos na igreja do Senhor.

Assim, deveras se torna uma mensagem nauseante a qual pregas, que provoca vômitos nas pessoas... uma mensagem morna!

O mundo tem sido pregado nas músicas que são tocadas na igreja.

Porquanto querem agradar aos jovens, usam de louvores mais batidos, estilos musicais mais semelhantes aos que o mundanismo prega. O pior é que o nome Jesus, Deus, Espírito Santo é usado nestes nojentos cultos ao EU.

O Senhor está a ser desonrado nas músicas.

A liderança, ao ser advertida, responde: “Não há como limitar o tipo de música usada no louvor, pois não podemos fiscalizar, dizer a um jovem se tal ritmo é adequado ou não e impedir tais “louvores” de serem executados, pois ofenderíamos a estes”.

Então pergunto: Pois feriremos a Deus, a quem não vemos, para não ferir aos jovens a quem vemos?

Dizer a verdade, por mais dura que seja, se dita conforme Jesus o fazia, produz salvação.

"Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração." Eclesiastes 7:3

"Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte."                          II Coríntios 7:10.

O mundanismo tem sido pregado em nossas reuniões, em nossos eventos.

Bem sabemos da solene incumbência que o Senhor nos deu:

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.”
Mateus 28:19 e 20.

Onde está a ordem para provermos entretenimento?
Não Existe!!!

No entanto, preocupam-se, dedicam-se a ofertar às pessoas festas, banquetes, dias de lazer...

Mas deixam de lado o alimentar o faminto, o pagar as dívidas do necessitado, o comprar uma cadeira de rodas para o aleijado, muletas novas para o manco, um tratamento médico para o pobre e doente; E por fim, deixam de pregar o real Evangelho.

Estabelecem atividades que desrespeitam o sagrado dia do Senhor, o Santo Sábado! Programam passeios desnecessários para este dia, ignorando a vontade do Senhor.

Você já esteve perante um governador, em uma sala fechada? Já esteve em reunião com alguma autoridade deste mundo?

Perante tais poderes mundanos, somos vistoriados e fiscalizados para que nos portemos de forma educada, respeitosa, de parecer idôneo e bem vestidos.

Entretanto, perante o Senhor de todo o universo, o Governador Supremo, nos bancos da igreja conversam desenfreadamente, tratam de assuntos impróprios, tagarelam e tagarelam, deixam que as crianças corram pelos corredores da Igreja, desonrando o Senhor...

Note que os Anjos do Senhor velam o Seu rosto mediante a presença de Deus, em respeito a Seu Poder, Glória e Majestade. Assim como fez o profeta Elias quando contemplou o Senhor.

A verdade é que igrejas que ensinam a mentira estão sempre cheias de pessoas, pois sua mensagem é conforme seus anseios.

Igrejas que ensinam verdade misturada à mentira estão sempre esvaziando, pois tal mensagem causa náuseas nas pessoas.

Igrejas que ensinam a verdade, por mais dura que seja, mediante a sabedoria que Jesus nos dá, conforme Ele mesmo o fez, o contrário do que se espera, estão cheias! Isto mesmo, Cheias!

Pois a verdade do Senhor produz salvação! Mesmo que machuque o nosso ego, o Evangelho produz Salvação.

Assim, meu caro leitor, convido-o para permitir que o Senhor reine em sua vida, em suas decisões, em seu lazer, em seus pensamentos.

Não seja aquele a tão somente apontar os erros dos outros, mas faça como Daniel, que tomou para si os pecados de todo o povo, intercedendo ao Senhor por perdão.

Ame seus irmãos, por mais defeituosos que você os julgue que são. Lembre-se que estamos juntos num mundo de pecados e que somos todos pecadores e carecemos da graça de Deus.

Lute pela verdade e aconselhe a liderança da Igreja. 

E mesmo que a liderança não lhe dê ouvidos, continue amando-os muito. Saiba que o Senhor, se necessário for, castigará a cada um deles, para que não mais prejudiquem o pronunciamento da palavra de salvação por causa de seus anseios.

A lógica do mundo diz que se provermos entretenimento às pessoas, estas serão cativadas.

Mas, mesmo que alguém se batize por tais métodos, estes tem uma conversão débil. No primeiro momento de real provação, abandonarão as fileiras do Senhor, e, melhor seria se jamais houvesse ouvido a palavra de Cristo, pois tornou-se-lhe o último estado pior do que o primeiro.

Satanás exulta quando a Igreja Remanescente consegue batizar 50 pessoas mal preparadas. 50 pessoas que fizeram o estudo bíblico, mas, ocultou-se-lhes a mensagem da verdade, amaciou-se a mensagem para que esta lhe seja agradável, cativou-lhe através de eventos que provêm entretenimento. Pois estas, em sua maioria, logo cairão e levarão outras consigo.

Mas, Satanás treme em ira e ódio por 01 (UM) só novo converso que se entregou ao Senhor, sabendo o quão pecador é, o quanto necessita do Senhor para que Ame ao Deus do Céu com todas as suas forças, e ao próximo como a ele mesmo.

Alimentem ao faminto, ajude ao necessitado com os recursos financeiros da Igreja. E, então, Diz o Senhor: “Serão poucos os bancos de sua congregação para suportar tamanho número de novos conversos à verdade. E, durante o culto de adoração ao Meu Santo Nome, em verdade dirão: O Senhor se faz Presente.”

EJ, Mensageiro da Verdade.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails